
Prefeitura de Belo Horizonte vai reformar Parque Municipal
Serão recuperadas e implantadas pista de caminhada e rota acessível, recuperados os passeios internos e reformados os meios-fios, criadas novas rotas, acessos e permeabilização de área.
O Parque Américo Renné Giannetti, mais conhecido como Parque Municipal, no Centro de Belo Horizonte, vai ser reformado pela prefeitura. A licitação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quarta-feira (24).
Segundo a prefeitura, serão recuperadas e implantadas pista de caminhada e rota acessível, recuperados os passeios internos e reformados os meios-fios, criados novas rotas, acessos e permeabilização de área de 308 m².
A licitação tem valor de aproximadamente R$ 840 mil e o prazo de execução das obras é de 120 dias a partir da primeira ordem de serviço. O pregão eletrônico será feito em sessão pública na próxima quarta-feira (3), no portal da Caixa Econômica Federal.
O edital e todo o processo licitatório podem ser consultados no site da Prefeitura de Belo Horizonte. Os trabalhos estão sob gerência da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
Parque Municipal Américo Renné Giannetti
Inaugurado no dia 26 de setembro de 1897, antes mesmo da nova capital mineira, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o patrimônio ambiental mais antigo de Belo Horizonte. Projetado no fim do século XIX pela comissão construtora encarregada de planejar a nova capital de Minas Gerais, possui grande importância devido as suas riquezas biológica, arquitetônica, cultural e social, de importante tradição histórica.
Com área de 182 mil metros quadrados, foi projetado pelo arquiteto paisagista Paul Villon que utilizou no paisagismo espécies nativas e exóticas, e forma hoje um ecossistema representativo com árvores centenárias e ampla diversidade de espécies. As ruas do parque são chamadas de alamedas por terem árvores de ambos os lados.
Possui flora diversificada, com árvores e plantas ornamentais fornecedores de néctar e frutos para borboletas, mariposas, aves e outros animais, podendo ser considerado um importante refúgio para a fauna.
É uma das áreas de preservação mais visitadas de Belo Horizonte devido à localização, beleza natural, monumentos históricos, equipamentos esportivos e opções de lazer como brinquedos, barquinhos a remos, animais de montaria e eventos.